




Terapia Quântica
O que é Terapia Quântica
É uma terapia de resultados, focada e orientada para a resolução de problemas emocionais e psicossomáticos.
O Cérebro Trino
O nosso cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso central que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. É claro que o cérebro é muito mais complexo do que isso, mas essa divisão resume bem o seu funcionamento.
O cérebro, segundo o neurocientista MacLean, é dividido em 3 grandes partes, também conhecida com a Teoria do Cérebro Trino. São elas:
-
Cérebro Reptiliano ou Instintivo
-
Cérebro Límbico ou Emocional
-
Cérebro Neocortex ou Racional
O Cérebro Reptiliano
Ele é considerado a região mais “primitiva” do cérebro humano, responsável por regular as reações instintivas. Isso mesmo, tem tudo a ver com instinto, especialmente no que trata da nossa sobrevivência. O cérebro reptiliano é a região que estimula nossa busca por proteção, alimento, abrigo e segurança. Quando esse cérebro se sente ameaçado, ele entre em ação, acionando outras partes do nosso corpo, liberando hormônios, como por exemplo, a adrenalina.
Então, o seu corpo começa a responder somaticamente, ou seja, você sente fisicamente todas as sensações que essa região do cérebro tem a dizer. Muitas vezes você nem pensou, apenas foi tomado por um medo, ou uma sensação de euforia.
Perceba que a origem de muitos traumas, fobias e medos vem dessa região do cérebro. Muitas vezes nós nem lembramos o porquê de nos sentirmos assim. Do porquê de bater aquele desespero, de ter uma vontade louca de chorar e gritar. Geralmente começa em nossa mente e responde no nosso corpo de forma somática. As doenças psicossomáticas são doenças da mente que manifestam sintomas físicos e psicológicos.
São múltiplas as formas que uma doença psicossomática pode se manifestar. A lista é grande.
Sintomas Psicológicos Mais Frequentes
Os sintomas psicológicos mais frequentes incluem:
-
Ansiedade
-
Irritabilidade
-
Impaciência
-
Tristeza
-
Falta de interesse nas atividades diárias
-
Exaustão
Sintomas Físicos Mais Frequentes
E os sintomas físicos mais frequentes incluem:
-
Dor e queimação no estômago, associado ou não à náuseas e vômitos
-
Constipação e/ou diarreia
-
Sensação de falta de ar e/ou dor torácica
-
Dores musculares
-
Aumento da pressão arterial
-
Aceleração dos batimentos cardíacos
-
Dores de cabeça
-
Alterações na visão
-
Coceira, ardência ou formigamento com aparecimento ou não de lesões de pele
-
Queda excessiva de cabelo
-
Insônia
-
Dor ou dificuldade para urinar
-
Mudanças na Libido
-
Dificuldades de engravidar ou alterações do ciclo menstrual
Doenças Psicossomáticas
Além disso, através de muitos desses sintomas citados anteriormente, as doenças psicossomáticas podem se apresentar de várias formas. E sim, a partir de um trauma psicológico podem se manifestar diversas doenças, tais como:
-
Enxaqueca
-
Síndrome do Intestino Irritado
-
Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele
-
Gastrite
-
Impotência sexual
-
Infertilidade
Você percebe como a nossa mente é poderosa.
Bom, ainda falta uma variável nessa equação, para entendermos como o cérebro reptiliano interpreta como perigoso, muitos dos seus estímulos, trazendo à tona, fobias e traumas.
O Consciente e o Inconsciente
Existe um outro conceito que trabalha paralelo à teoria do cérebro trino, que é a relação entre Consciente e Inconsciente.
Em resumo, o consciente é a parte da mente que estamos cientes. O nível consciente está relacionado às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais.
No entanto, Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta. Ele afirma em um dos seus estudos, que “o Inconsciente não conhece o tempo”, ou seja, ele é atemporal.
Muitas vezes as nossas ações ou sentimentos, não são guiados pela nossa razão, mas sim por um impulso, um sentimento intenso que não temos como explicar. Sim, esse é o inconsciente entrando em ação.
Freud defendia que apenas uma pequena fração das nossas memórias encontram-se ativadas, acessíveis pelo nosso consciente. Todas as demais memórias estão escondidas. Além disso ele representa essa ideia usando a metáfora do iceberg como um modelo da nossa mente, onde uma grande parte das nossas memórias encontram-se submersas. A atividade mental consciente é apenas a ponta do iceberg.


A neurociência, em uma visão contemporânea, afirma que o inconsciente é nada mais do que a soma de nossas memórias, é um depósito infinito de experiências de vida. E além de arquivar tudo isso, ele ainda faz associações num processo tão surreal que foge à nossa compreensão. E o mais interessante de tudo isso, é que existem memórias que nem sabemos que temos, que podem emergir, chegando à nossa consciente sem sabermos o real motivo. A maior parte dos nossos hábitos diários são inconscientes, mesmo que tenham sido iniciados de uma maneira voluntária.
Por exemplo, uma vez que aprendemos a andar, guardamos esse conhecimento e não precisamos mais pensar sobre ele a cada vez que caminhamos. Outras lembranças acabam ficando no nível do inconsciente simplesmente porque não consideramos importantes. E por fim, pra fechar esse raciocínio, o inconsciente também armazena memória de experiências que vivemos, mas que, por alguma razão, insistimos em reprimir.
Bom, é simplesmente impossível guardar todas as nossas experiências e ter conhecimento de todas elas. Sendo assim, o inconsciente entra em ação. Ele tem a função de manter o equilíbrio da nossa mente, criando associações e padrões de todo o nosso inventário de informações.
De vez em quando, o Inconsciente interage com o Consciente devido a estímulos externos que sofremos no dia a dia. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como lidamos com os resultados que essa ação nos traz. Essas associações são feitas em um nível inconsciente, e é nesse momento que podem surgir os traumas, as fobias e os medos. Em muitos casos, gerando uma série de sintomas e doenças psicossomáticas.
Muitos desses problemas psicológicos podem sofrer um acúmulo ao longo dos anos, desde a infância até a fase adulta. Quando não tratado, pode se tornar um problema muito grave. E é exatamente neste momento, que a Terapia Quântica entra em ação.
Considerações Finais
Imagine uma vida de conquistas, de vitórias e de liberdade.
Sim, esse é o seu futuro, e é possível.
Ele pode ser real.
Muitas e muitas pessoas já passaram pelo poder transformador da Terapia Quântica
E caso queira conhecer o pacote terapêutico, onde utilizo várias técnicas para limpeza, desprogramação e atualização da sua realidade, ressignificando o seu ponto de vista sobre a sua vida, entre em contato comigo!